Seja bem vindo ao nosso site Rádio ACADEMIA Digital!

Fan Page
Publicidade Lateral
Loja Ki Promoção
Rádios Net
Art na Confeitaria
Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Ouvinte do Mes
Jota SantosCuritiba PR
Bate Papo

Digite seu NOME:

Estatísticas

Visitas: 6375

Usuários Online: 1

WhatsApp (41) 98472-2079
Brasil

POR QUE O DESCANSO É IMPORTANTE NA MUSCULAÇÃO?

Publicada em 30/01/21 às 23:13h - 94 visualizações Rádio Academia

Link da Notícia:
Compartilhe
   

POR QUE O DESCANSO É IMPORTANTE NA MUSCULAÇÃO?
 (Foto: Rádio Academia)

Com o objetivo de conquistar um corpo perfeito, com músculos bem desenhados e ganhar cada vez mais massa magra, muitas pessoas passam horas e horas, todos os dias, treinando pesado na academia. Mas será mesmo que quanto mais exercício melhor? Ou o certo é dizer que quanto mais ideal melhor?

Atletas e praticantes de musculação que já conquistaram o seu shape ideal, conseguiram isso não apenas treinando pesado, mas também seguindo uma dieta saudável e, principalmente, respeitando o tempo necessário de descanso dos músculos. Isso porque, o ganho de massa magra acontece no momento em que nosso corpo descansa e se recupera do esforço físico e, por isso, o descanso é fundamental na musculação.

Antes de mais nada é preciso entender o processo pelo qual os músculos passam para crescer. A primeira coisa é a sobrecarga. Quando o objetivo é ganhar massa magra, o atleta precisa estimular os músculos de forma que cheguem à exaustão, podendo realizar o aumento da carga e da duração do exercício, com mais séries, investindo em treinos de estilo bi-set, por exemplo.

É importante também que os treinos sejam readaptados periodicamente, de acordo com a evolução da pessoa, para assim manter os músculos em constante sobrecarga, já que, com o tempo, eles se acostumam com estímulos repetidos e perdem a eficácia.

Após o exercício de musculação, há um aumento importante da produção de proteínas no organismo, que ocorre entre 24 e 48 horas depois do estímulo e, para o trabalho de hipertrofia, é fundamental que os músculos trabalhados descansem por um dia, pelo menos, dependendo da intensidade e da região trabalhada. Alguns profissionais, inclusive, recomendam a prática da musculação no período noturno, quando o indivíduo estará livre das tarefas do dia a dia e poderá repousar logo após a atividade.

Normalmente, os professores de academia passam treinos intercalados para seus alunos, ou seja, se hoje você treinou os músculos anteriores, amanhã irá treinar os posteriores, por exemplo. E isso tem uma explicação bastante simples, o descanso é fundamental não apenas para a hipertrofia, como também para o aumento da força muscular.

Durante o repouso ocorre uma melhora na oxigenação das células musculares, auxiliando a recuperação das fibras dos músculos e acelerando esse processo. Por isso, a recomendação é descansar logo após a atividade física. No entanto, o tempo de repouso varia de acordo com a intensidade de cada exercício. Para treinos leves e moderados, o descanso deve ser de pelo menos 24 horas, já para treinos mais pesados e intensos o mínimo de descanso para a recuperação muscular é de 48 horas.

Ter boas noites de sono também é fundamental para a hipertrofia. Durante a noite, enquanto dormimos, nosso corpo produz o GH, um hormônio de crescimento que é produzido em menores quantidades na fase adulta, mas que tem um papel significativo. Esse hormônio é responsável por otimizar a regeneração muscular e é liberado apenas durante o sono. Por isso, muitos coachs dizem que dormir faz parte do treino.

Realizar o mesmo treino todos os dias, sem dar descanso para aquele determinado grupo muscular pode trazer diversos prejuízos à saúde do indivíduo. O primeiro a aparecer é a queda no rendimento, como o músculo não teve tempo para se recuperar, ele não possui a energia e a força necessária para suportar um novo estímulo.

Com isso, o atleta passará a sentir dores fortes e constantes, não desenvolverá a musculatura como o esperado, passando a ter problemas de over training, lesões musculares, inflamações, além de passar a produzir e liberar diversos hormônios de estresse. Ou seja, além do prejuízo físico, a pessoa desenvolverá problemas relacionados à saúde do corpo e também da mente.

Não respeitar o tempo necessário de descanso vai produzir o efeito contrário do desejado e, ao invés de ganhar músculos cada vez mais fortes e bem definidos, você deixará seu corpo cada vez mais fraco e doente. Por isso, siga as orientações dos profissionais de educação física da sua academia e não pule ou ignore os treinos simplesmente porque você não gosta de trabalhar um ou outro grupo muscular.

Outra questão fundamental é quando ao período certo de descanso. Como cada organismo reage de uma forma diferente ao estímulo, levando em consideração as questões genéticas e também o tempo e intensidade do treino, o tempo ideal de para repouso também irá variar. Nesse sentido, mais uma vez, é importante contar com o auxílio do um educador físico, que deve fazer uma avaliação sobre o seu perfil e indicar as pausas necessárias entre um treino e outro.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
CX RádioRádio BoxParceiro do Rádio ACADEMIA DigitalParceiro do Rádio ACADEMIA DigitalParceiro do Rádio ACADEMIA DigitalParceiro do Rádio ACADEMIA DigitalParceiro do Rádio ACADEMIA DigitalParceiro do Rádio ACADEMIA DigitalParceiro do Rádio ACADEMIA DigitalRádio Net
Um site com o design de imagens desenvolvido por Jota Studios - Contatos: @SouJotaSantos - WhatsApp (41) 98472-2079
Copyright (c) 2022 - Rádio ACADEMIA Digital - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD